PALÁCIO DE BELÉM
No passado dia 27 de abril a minha turma, juntamente com outra turma fomos ao palácio de Belém, assistir à primeira sessão do programa "Heróis pelo Oceano", com os dois "heróis do mar" e o Presidente. Lá conhecemos o Presidente da República (Professor Mareclo), o presidente da Fundação Oceano Azul (Tiago Pitta e Cunha) e navegador solitário Ricardo Diniz.
Tiago Pitta e Cunha tentou-nos transmitir a mensagem de que o oceano está em perigo e que se não mudarmos drasticamente iremos sofrer consequências muito graves. Disse que "Os grandes heróis do mar são vocês", ou seja, os jovens, uma vez que nós vamos ser a próxima geração e temos que começar já a mudar, porque se não mudarmos quem vai sofrer as consequências somos nós, no futuro. Mostrou-nos vários vídeos para nós percebermos como podemos mudar. Depois finalizou com esta frase "A água é o ouro do século XXI", visto que cada vez há menos água, a água passará a ser o ouro. Explicou também que Portugal está muito bem localizado estrategicamente no oceano e que temos de tirar partido isso. Tiago Pitta e Cunha, destacado pelo trabalho que tem vindo a desenvolver na área marítima, alertou que o mar está a mudar devido às alterações climáticas, porque absorve grande parte do excesso de calor, explicou, alertando que é necessário fazer mais e melhor, como criar zonas de conservação marinha e parques marinhos naturais, um projeto que será desenvolvido nos Açores - aquele que será o Havai de Portugal, e não só, da Europa também, disse.
Já Ricardo Diniz, o navegador solitário que vive a fazer aquilo que sonha desde os oito anos, informou-nos como são as suas viagens sozinhos através de vídeos e explicações dele, como estava o mar antes, quando ele começou e como está agora. Ricardo Diniz disse que se sente privilegiado por ver coisas únicas e que mais ninguém vai ver. No fundo tentou chamar a atenção para os oceanos e a necessidade da sua preservação.